PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação, criado para aumentar a oferta educativa nas escolas públicas através de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2010 na cidade de Governador Valadares, período de difícil adaptação. Em 2011, com o avanço já possível um trabalho melhor e com qualidade. Já em 2012 com várias adaptações adquirida está sendo bem melhor mas, ainda é preciso ir mais longe pois, as escolas precisam de maior adaptação para atender as crianças em um só momento. Precisamos ser mais positivo e acreditar que a Educação Integral é uma realidade em Governador Valadares mas, não se esquecendo que é necessários rever várias questões que possivelmente serão necessárias. 
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Eu, como coordenadora acredito na melhoria e vejo como está sendo últil para as crianças, adolescente e jovens. 
Parabéns à Secretaria de Educação SMED mas, não se esqueçam, mudanças requer novos critérios e critérios são apropriados aos Educadores...

Adriana Leite - coordenadora do Programa Mais Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário